Quem poder corrigir, desde já agradeço!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quem poder corrigir, desde já agradeço!

Mensagem  hiago em Qua Jul 25, 2012 4:13 pm

Tema: Quem tem sido o brasileiro?


Síndrome de Macunaíma
O brasileiro criou de si uma imagem ruim, porém verdadeira. De hábitos a cultura, o Brasil vai se mostrando. As características, que muitas vezes só são encontradas aqui em solo nacional, são conhecidas no mundo todo.

O que é mais conhecido é o modo de viver em sociedade. O “jeitinho” malandro e esperto é o mais marcante, sendo um ser na maioria preguiçoso, que adora festas e futebol e está alheio a problemas políticos e sociais. Exemplos destes podem ser encontrados até na literatura, como Jeca Tatu, de Monteiro Lobato e Macunaíma de Mario de Andrade, ambos representantes genuínos do Brasil.

Muitos dizem que o povo brasileiro é gentil, amável e acolhedor. Porém, não é bem assim. Onde está esta gentileza, quando um motorista para em uma vaga de deficiente? Ou espanca alguém no trânsito? Questionados estes dizem que é o “stress” do dia-a-dia da cidade grande, ou a correria. No entanto, como pode ser explicado o fato de que em países como Japão, que possui as maiores metrópoles, terem os menores índices de violência?

Para o mundo o brasileiro é fácil de identificar. O ser alegre, que gosta de carnaval, mulheres e futebol. Exemplo disso, em um desenho americano “SIMPSONS”, no qual em um episódio, os personagens vem para o Brasil, mostram o que nos temos de mais comum, mulheres, futebol, favelas e carnaval. Revelando um padrão totalmente estereotipado, entretanto verossímil.

Mesmo que tenhamos grandes problemas, ainda ha como melhorar essa nação. O Brasil com seu imenso histórico cultural, agora sexta potência mundial, é capaz de resistir às características mais “macunámicas”. Bastando somente, aprender com os erros e tentar melhorar. Mostrando para o mundo que é possível mudar, sendo a copa do mundo por exemplo, uma ótima situação para que isso se concretize.

Obs: Sei bem que não é desculpa, mas fiz essa redação no período de 1:30, portanto correndo, se verem erros bobos digam, pois quero melhorá-los.

hiago

Mensagens : 7
Pontos : 19
Data de inscrição : 21/07/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Correção rápida!

Mensagem  TIAGO RODRIER em Qui Jul 26, 2012 5:26 pm

Redação bem encadeada com relação à introdução( 3 tópicos tratados na introdução foram muito bem esclarecidos no desenvolvimento, sendo dividido em 3 parágrafos) e ao desenvolvimento.
Quero abordar alguns pontos que podem melhorar ainda mais!

1 – uso da crase no 1º parágrafo: ...De hábitos à cultura;
2 – acentuação no verbo “parar” 3º parágrafo: “pára”;
3 – pronome “estes”, se relacionando à palavra "motorista" que está no singular. O certo, na minha opinião, serIA “ESSE" ("ESSE" para termos que foram citados no texto - ANAFÓRICO; e "ESTE" para termos que ainda vão ser citados - CATAFÓRICOS)”. 3º parágrafo
4 – 4º parágrafo: ...”Para o mundo o brasileiro é fácil de identificar”(identificar o que?) – termo incompleto!
A expressão mais adequada seria: “Para o mundo o brasileiro seria fácil de ser identificado.”
5 – 4º parágrafo: ...”personagens vem para o Brasil.” Verbo VIR incorreto. Plural do verbo VIR é VÊM. Nesse caso o sujeito é plural!

Entre outros detalhes que não abordei por causa do tempo reduzido, importante frisar:

-Cuidado com as vírgulas e acentuações. Não se permita usar palavras difíceis(verossimil), prefira um texto com clareza e simplicidade!

- COESÃO -> Melhore na ligação de ideias dos parágrafos, lembrando que o texto é um corpo só e que cada próximo parágrafo é o desenrolar do anterior. Use conjunções ou locuções conjuntivas; e termos que enriqueçam o encadeamento de suas partes para melhor coesão do texto, como explicado abaixo. Comece o parágrafo indicado com os termos expostos.

Ex.:

1º parágrafo: - Todos sabem o quanto, em nosso país,...
2º parágrafo: - É de fundamental importância o...
3º parágrafo: - Além disso...
4º parágrafo: - Ainda convém lembrarmos...
5ºparágrafo: - Levando-se em consideração esses aspectos...

Espero ter ajudado!
Alguém quiser discordar, fique à vontade!
Paz de Cristo!!!
Redação 7.0
avatar
TIAGO RODRIER

Mensagens : 3
Pontos : 3
Data de inscrição : 23/07/2012
Localização : ITZ/Maranhão

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

correção

Mensagem  hiago em Qui Jul 26, 2012 11:07 pm

Concerteza, você têm razão em todos os pontos ditos, to tentando fazer minhas redações em 1:30 por isso to errando muito, obrigado, vou continuar a treinar bastante. Abraços

hiago

Mensagens : 7
Pontos : 19
Data de inscrição : 21/07/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem poder corrigir, desde já agradeço!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum