Grafite: entre o vandalismo e a arte

Novo Tópico   Responder ao tópico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Grafite: entre o vandalismo e a arte

Mensagem  Debusca em Sab Mar 08, 2014 9:08 pm

Tema: Grafite: entre o vandalismo e a arte.

Grafite, uma arte que ainda sofre preconceito.

Colorir muros, expressar ideias, dar uma cara nova para ruas e cidades são características do grafite; uma arte tão bonita e valiosa para a população que, infelizmente, ainda é considerada vandalismo por algumas pessoas.
Quando o grafite surgiu, no final da década de 60, era considerado como pichação e vandalismo. Nesta época, era aceitável, pois a arte saia das telas e galerias para irem os muros e ruas, modificando os padrões estabelecidos a bastante tempo. Mas, hoje em dia, depois de tanto tempo da sua criação e de já ter conseguido espaço em galerias e prestígio é inaceitável a postura de considerar essa arte crime, só pelo fato de ter origem nas periferias.
Até porque, é através do grafite que inúmeros cidadãos tem o primeiro contato com a arte, é vendo-a nas ruas que as crianças despertam o interesse pela pintura e é estimulada a capacidade crítica das pessoas. Pois, quando elas tentam compreender essa arte estão exercitando essa função da mente porque, o grafite não é apenas imagens bonitas e sim, ideias expressadas como forma de protesto contra os problemas sociais.
Portanto, o grafite, uma arte tão preciosa, tem que parar de ser confundida como pichação e vandalismo, pois apesar de terem surgido da mesma forma são bem diferentes. E, para isto, é preciso valorizar o grafite promovendo, cada vez mais, a realização dessa modalidade artística em todos os espaços e campanhas do governo e redes televisivas, mostrando a importância do grafite para a sociedade.


Debusca

Mensagens: 8
Pontos: 26
Data de inscrição: 07/02/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum