Telenovela: heroína ou vilã?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Telenovela: heroína ou vilã?

Mensagem  Elisak em Sab Ago 04, 2012 2:18 pm

Um tema que se tornou alvo de constantes debates é a questão da telenovela no cenário brasileiro. Essas revelam-se mais do que um simples programa televisivo de entretenimento, possuem grande poder de influenciar. No entanto, põem-se em debate a questão: A telenovela conscientiza ou aliena?
Enquanto alguns - erroneamente - acreditam que aliena, provocando estragos morais e culturais no público. Outros afirmam que el é inofensiva, o efeito de um programa televisivo sobre os telespectadores depende do senso crítico, da visão de mundo e do grau de instrução do indivíduo. A falta desses valores tem raiz no ensino de má qualidade.
Importa considerar, as telenovelas disseminam ideias como o combate ao racismo e o respeito aos deficiente, essa revela-se um importante veículo divulgador e conscientizador. Vale relembrar, a novela Laços de família, no qual a protagonista sofria de uma doença grave - leucemia - ela encontrava dificuldade de conseguir um doador de medula compatível. No ano de exibição da novela houve um aumento significativo de doadores de medula.
Dessa forma, as telenovelas possuem um papel expressivo dentro da sociedade, por abranger grande parcela da população. De fato, conscientizam a população acerca de diversos temas. Essas estimulam debates entre os telespectadores ajudando a quebrar tabus.

Elisak

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 04/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum