CONSUMO SUSTENTÁVEL: COMPROMISSO DE TODOS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CONSUMO SUSTENTÁVEL: COMPROMISSO DE TODOS

Mensagem  MarcosLima em Seg Ago 27, 2012 10:08 am

Teremos Rio+50?

Não é a primeira vez que lideres mundiais se reuniram no Brasil para discutir os problemas referente ao consumo, preservação ambiental, emissão de carbono, desigualdade social e etc. Houve a Rio 92, também no Rio de Janeiro, mas o que aconteceu nesses vinte anos? O mundo mudou, o consumo aumentou, as economias cresceram e nada foi feito. Na reunião de 2012, como disse Frei Beto, " A voracidade do capital na Rio+20 venceu". O texto publicado foi aprovado, mas sem medidas e prazos estipulados que pudessem diminuir o consumo ou a desigualdade social.

Enquanto os lideres mundiais se reúnem para tomar medidas demagogas que melhorem o planeta, o desmatamento só aumenta e as economias brigam entre si por mercados consumidores.

Em pouco mais de 500 anos, na junção do mercantilismo com o capitalismo, o homem já devastou inúmeros recursos ambientais em busca de maior lucro e capita. O acesso a região amazônica tem cerca de cinquenta anos, e nesse período já foi devastada entre 30 e 40% da floresta, segundo o IBGE, tudo para exploração da madeira, agricultura e pecuária.

A meta de todo governo capitalista é que a cada campo de grão plantado ou rebanho abatido ou indústria instalada os empresários possam disputar o mercado internacional, isso é feito sem fiscalização ou teste para saber a procedência do produto, se o grão que está sendo exportado é de qualidade, se a madeira é de fontes legais ou se a mão-de-obra utilizada está de acordo com a legislação trabalhista vigente.

Para que o consumo seja consciente, é necessário a participação de todos, porém no caso do Brasil isso se torna cada vez mais difícil, pois com as medidas de estímulo a economia, tais como a redução do IPI, redução de juros e crédito disponível a qualquer um, o consumo tende a ser maio, e o comprador raramente se importa com a origem do produto, se é sustentável ou não. A pergunta que fica por enquanto sem resposta é: Teremos Rio+50?

MarcosLima

Mensagens : 8
Pontos : 24
Data de inscrição : 06/07/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum