Tema: NOVA POLÍTICA DE COTAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tema: NOVA POLÍTICA DE COTAS

Mensagem  Amanda Paiva em Ter Ago 28, 2012 3:16 pm

Tema: NOVA POLÍTICA DE COTAS
Em agosto deste ano foi aprovada no senado, a nova política que estabelece a reserva de 50% das vagas das universidades federais para alunos de escolas públicas. Tal medida tem gerado certa polêmica em todo o país e vem sendo alvo de várias discussões.
A nova política de cotas é uma medida paliativa que tem por objetivo beneficiar os alunos da rede pública que, teoricamente, tem um menor embasamento quando comparados a alunos de escolas particulares. Porém essa mudança não é a mais plausível para se atingir um melhor índice de educação no país.
O ensino médio público no Brasil em grande maioria não é de qualidade e não promove ao aluno a chance de ingressar no ensino superior gratuito. A partir de agora, com 50% das vagas destinadas a esses alunos a aprovação ficará mais fácil até mesmo para aqueles não capacitados.
Além disso, muitas famílias se esforçam para manter seus filhos em escolas particulares para garantir a eles uma boa educação. Esses estudantes, a partir de agora, terão uma maior dificuldade para conseguir uma vaga em uma universidade pública.
É evidente que essa medida não cobre a defasagem da educação pública, ela é apenas uma ferramenta do governo para equiparar, teoricamente, o ensino publico ao privado. Seria realmente válido, o investimento na infraestrutura das escolas e na capacitação dos professores para se obter uma educação pública de qualidade.

Amanda Paiva

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 28/08/2012
Idade : 24
Localização : Minas Gerais

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum