Artigo de opinião com o tema: O papel da imprensa na garantia da democracia.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo de opinião com o tema: O papel da imprensa na garantia da democracia.

Mensagem  Mkgalvao em Ter Set 25, 2012 4:29 pm

O governo velado sob os holofotes da imprensa

Os meios de comunicação como um todo vem desempenhando um papel importante na conjuntura política mundial. Vejo que o conceito clássico de democracia o no qual atuam em equilíbrio os três poderes, legislativo, executivo e judiciário, esta sendo “incrementado” pela ação investigadora e fiscalizadora da imprensa sobre o governo. Acompanhando os noticiários, sinto que nem sempre jornalistas se posicionam de maneira imparcial, descredibilizando sua total idoneidade e deixando que seu caráter libertário e informador seja associado a esse “jogo de interesses”.
Acredito que a imprensa livre, apesar de parcial, é importante na formação da opinião do cidadão e fiscalização do estado. Afinal, o meio de comunicação está se tornando de mérito social e de grande responsabilidade, visto que, ao transpor ao público as informações e notícias, elas têm o poder de criar posicionamentos favoráveis ou não ao governo. Ao analisar a partir desse prisma, me preocupa saber se suas informações não estão “carregadas” de interesses por trás da notícia puramente. Pois, se até o governo que deveria ser incorruptível é falho, como confiar nessas ferramentas de informação onde também se lida com interesses divergentes? Cabe, portanto, ao cidadão, absorver a informação destituída da sua carga de parcialidade.
Quando coloco em comparação o papel da imprensa em países regidos por uma república democrática e países de regime totalitários, evidenciar o seu caráter libertário é primordial. Em países como a Coreia do Norte, por exemplo, o Estado controla todo tipo de informação que é destinada ao público. Vendo nessa prática um meio de controlar a população mantendo-a alienada nas conjunturas sociopolíticas do país. No Brasil, com o fim do período ditatorial na década de 80, a imprensa alcançou o direito a livre opinião, no qual, tem-se o poder de investigar, informar e colocar a par de todos, qualquer tipo de informação, valorizando a imprensa como ferramenta liberdade de expressão.
Tendo em vista os meus argumentos citados, a importância e a necessidade da imprensa para uma democracia mais justa e transparente é notável. Ainda que se corra o risco de ter que se informar a partir de uma postura imparcial dos meios de comunicação, o fato de se ter como aliada uma ferramenta que forma posicionamentos, instrui, alerta, garante a liberdade de expressão e a qualidade do governo é mais importante do que se manter alheio às convenções sociopolíticas nacionais. A garantia e o auxílio à democracia deverá sempre ser o foco da imprensa livre.

Mônica Galvão

Mkgalvao

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 25/09/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum