Enem 2011: “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Enem 2011: “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”

Mensagem  Thales Ct em Sex Out 30, 2015 1:38 am

A Grande Irmã
Em um livro bastante conhecido do escritor inglês George Orwell, “1984”, há uma interessante abordagem acerca dos limites da liberdade dos indivíduos. Nesse livro, os indivíduos vivem uma ditadura, sendo todos eles observados por uma entidade onipresente denominada “O grande Irmão”. Logo, vê-se: o controle sob a vida privada das pessoas pode apresentar um caráter ditatorial inviável. Nos anos de repressão no Brasil (1964-1985), por exemplo, os militares utilizaram-se de vários métodos de vigilância para encontrar os opositores e puni-los.
Desse modo, pode-se dizer que a tecnologia existente hoje, sobretudo, a Internet, proporciona a total liberdade de expressão e fluxos de informações, todavia, acaba funcionando como um “Grande Irmão” do livro de George Orwell, fazendo da vida privada algo estritamente público. Para isso, existem vários exemplos, como o “Twitter”, o “Facebook” e o “Orkut”, todos eles redes sociais úteis para a exposição voluntária da vida particular.
De fato, a total liberdade de informação tem as suas desvantagens. Governos do mundo inteiro recentemente tiveram que lidar com elas: o “vazamento” e informações secretas proporcionadas pelo site ”Wiki Leaks” demonstrou o poder da tecnologia informacional do mundo contemporâneo. A Internet pode ser, às vezes, muito perigosa.
Assim, as pessoas parecem não perceber tal poder das redes e as utilizam de maneira indevida e irresponsável, esquecendo que nelas existe o telespectador observando a tudo. Mesmo assim, o “bullying” continua sendo algo comum nesse meio virtual.
Por conseguinte, observa-se que a liberdade excessiva pode ocasionar o efeito oposto: uma ditadura coletiva. Normas devem ser estabelecidas para o controle desse universo criado pelo homem, para se evitar abusos como o “bullying cibernético”, o qual atinge a vida privada. Caso contrário, a Internet tornar-se-á a “A Grande Irmã” deste milênio.

Thales Ct

Mensagens : 4
Pontos : 8
Data de inscrição : 29/10/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum