CORRIJAM POR FAVOR!! QUERO SABER COMO FOI MEU DESEMPENHO NA REDAÇÃO DO ENEM! AGRADEÇO DESDE JÁ!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

CORRIJAM POR FAVOR!! QUERO SABER COMO FOI MEU DESEMPENHO NA REDAÇÃO DO ENEM! AGRADEÇO DESDE JÁ!

Mensagem  joanasantosd em Seg Nov 16, 2015 1:50 pm

Tema: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Título: Diga não ao feminicídio

Atualmente no Brasil a violência contra a mulher cresceu consideravelmente em um curto período de tempo. A maior parte dessa violência é sofrida pelo companheiro da vítima, onde em alguns casos ela apresenta afeto e amor mesmo sendo agredida de diversas formas, tais como a agressão física e a psicológica. A Justiça tenta intervir nessa violência, como leis como a Lei Maria da Penha.

Pesquisas revelam que a cada 4 mulheres, 2 são vítimas de violência pelo companheiro, e também revelam que o indivíduo que realiza violência contra a companheira apresenta comportamento agressivo, ciumento, nervoso e intolerante. Em certos casos a companheira do agressor não denuncia o ato de violência por receios de sofrer agressão ainda pior, e por medo da opressão que pode sofrer pela sociedade.

Mesmo com as taxas de feminicídio elevadas, a justiça alega que seu trabalho está sendo realizado com eficiência, o que foge totalmente da realidade atual. A Lei Maria da Penha, criada com o intuito de diminuir a violência contra a mulher não vem sendo o suficiente para dar apoio as mulheres e para por os agressores em seus devidos lugares.

Dessa forma, nota-se que é necessário o apoio do Governo, de ong's, da mídia, da família e da sociedade como um todo, para realizar um trabalho eficiente em combate a violência contra a mulher, disseminando assim conscientização e recursos para penalizar esse ato de tamanha ignorância e falta de humanidade.
joanasantosd

Pontos : 13

Ver perfil do usuário

Re: CORRIJAM POR FAVOR!! QUERO SABER COMO FOI MEU DESEMPENHO NA REDAÇÃO DO ENEM! AGRADEÇO DESDE JÁ!

Mensagem  LuhFurlan em Seg Nov 16, 2015 2:42 pm

Atualmente no Brasil a violência contra a mulher cresceu consideravelmente em um curto período de tempo. A maior parte dessa violência é sofrida pelo companheiro da vítima, onde em alguns casos ela apresenta afeto e amor mesmo sendo agredida de diversas formas, tais como a agressão física e a psicológica. A Justiça tenta intervir nessa violência, como leis como a Lei Maria da Penha.

Pesquisas revelam que a cada 4 mulheres, 2 são vítimas de violência pelo companheiro, e também revelam que o indivíduo que realiza violência contra a companheira apresenta comportamento agressivo, ciumento, nervoso e intolerante. Em certos casos a companheira do agressor não denuncia o ato de violência por receios de sofrer agressão ainda pior, e por medo da opressão que pode sofrer pela sociedade.

Mesmo com as taxas de feminicídio elevadas, a justiça alega que seu trabalho está sendo realizado com eficiência, o que foge totalmente da realidade atual. A Lei Maria da Penha, criada com o intuito de diminuir a violência contra a mulher não vem sendo o suficiente para dar apoio as mulheres e para por os agressores em seus devidos lugares.

Dessa forma, nota-se que é necessário o apoio do Governo, de ong's, da mídia, da família e da sociedade como um todo, para realizar um trabalho eficiente em combate a violência contra a mulher, disseminando assim conscientização e recursos para penalizar esse ato de tamanha ignorância e falta de humanidade.

CORREÇÃO NÃO OFICIAL - Opinião

O seu texto tem um nível bastante considerável de argumentação, por exemplo, o fato de você citar pesquisas fortalece bastante seu argumento e prova que você está antenado , quando as informações são verídicas. No entanto, eu acho que seu texto deixou a desejar com o nível de formalidade que ele apresenta. Algumas orações possuem erros que enfraqueceram bastante. Por mais que a argumentação esteja boa, é preciso que coloque-se as palavras corretamente e de modo que torne a leitura melhor. Eu reparei que existem várias repetições também; o ideal, em alguns momentos e quando possível, é buscar sinônimos. A proposta de solução não tem um nível muito alto, o que prejudica automaticamente a sua nota, já que o ENEM considera muito esse critério. Eu não sou professora de redação, nem nada, mas me considero com um nível bom de redação. Nem por isso o que digo aqui é o que irá acontecer no ENEM. Só acho que você precisa se atentar melhor e reforçar a sua formalidade, existem palavras bem casuais e informais no seu texto, como "dar".

sofrida pelo companheiro da vítima = errado. Se a violência é contra a mulher, como ela é sofrida pelo companheiro? A violência é causada pelo companheiro, não sofrida.
Apresenta afeto e amor = "fornece", nesse caso, é melhor do que "apresenta";
apresenta afeto e amor mesmo sendo agredida de diversas formas, tais como a agressão física e a psicológica = a organização dessa frase ficou confusa e fraca; teria ficado melhor se fosse, por exemplo, "mesmo fornecendo amor e afeto no lar, é violentada física e psicologicamente".
nessa violência, como leis como = o "como" foi usado duas vezes na mesma oração desnecessariamente; nesse caso, ficaria muito melhor, "nessa violência, COM leis como".
Realiza violência contra a companheira = trocar o "realiza" por "pratica" daria um sentido melhor para a sua frase;
Companheira = repetitivo, existem outros sinônimos que poderiam ser colocados; em alguns momentos, por exemplo, você poderia ter colocado "esposa"; a esposa do agressor, por exemplo;
Violência = a palavra "violência" está muito repetitiva;
Por medo = na mesma oração, apareceu "por medo"; é fraco, enfraquece seu texto, não é necessário repetir; "por receios de sofrer agressão ainda pior, e por medo da opressão que pode sofrer pela sociedade" --> "por receio de sofrer agressões mais greves, tanto do agressor, quanto da sociedade".
Dar= extremamente fraco e casual; utilize nesses casos, "fornecer" --> "fornecer apoio ás mulheres";
Por = além de estar sem acentuação devida (pois é pôr), é fraco; não existe uma palavra muito forte para essa ideia, porém "colocar" ou "enviar" nesse contexto seriam melhor do que "pôr".
ong's --> em letra maiúscula : ONG'S.
Mulher = poderiam em alguns momentos haver sinônimos, como "gênero feminino" ou "sexo feminino", sem precisar repetir "mulheres" todo o momento;

C1: Domínio da Linguagem Culta: 100
C2: Compreensão da Proposta: 200
C3: Organização de Fatos/Ideias: 130
C4: Domínio dos Mecanismos Linguísticos: 100
C5: Propor Solução: 80

Total: 610 *considere que ainda sou uma estudante

LuhFurlan

Pontos : 51

Ver perfil do usuário

Re: CORRIJAM POR FAVOR!! QUERO SABER COMO FOI MEU DESEMPENHO NA REDAÇÃO DO ENEM! AGRADEÇO DESDE JÁ!

Mensagem  Moderator em Qua Nov 18, 2015 12:07 pm

Olá Convidado,

Sinto muito em lhe informar, mas esse site não está mais em atividade, favor acessar: http://www.clubedosestudantes.com

ARRASE NO ENEM, NOS VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS
Corrigimos redações no estilo ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Lá você vai conseguir tirar todas as suas dúvidas sobre Português, Matemática, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia, Química, Física, Biologia e Legislações em Geral.
Moderator

Pontos : 563

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: