A tecnologia como ferramenta transformadora da educação e das relações de trabalho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A tecnologia como ferramenta transformadora da educação e das relações de trabalho

Mensagem  cmartinsnetto em Ter Nov 17, 2015 12:44 pm

           A tecnologia sempre foi, ao longo da História, um fantasma a assustar os trabalhadores. A eclosão da Revolução Industrial, na Inglaterra, ao mesmo tempo em que promoveu grandes avanços na velocidade e volume de produção, também foi responsável por produzir importante contingente de desempregados, ao realizar a troca de trabalhadores por teares mecânicos. O assunto é palpitante e enseja opiniões paradoxais.
           A extinção de postos de trabalho em virtude da incorporação de novas tecnologias é fato concreto nos mercados. Essa situação ocorre, principalmente, quando a inovação dá-se em empresas em que os processos de trabalho estão obsoletos e necessitam passar por atualizações. Nesses casos, acontece o que chamamos de extinção de vagas como consequência de atualizações estruturais. Como exemplo, a substituição de soldadores da indústria automotiva em virtude da aquisição de equipamentos de solda robotizados.
           Por outro lado, a inovação tecnológica tem o potencial de criar demandas por profissionais com maior qualificação. A extinção de um posto de trabalho, outrora ocupado por um humano que desenvolvia trabalho manual, agora necessita de um trabalhador com capacidade de dominar equipamentos utilizando ferramentas computacionais. Aquele funcionário que passava toda sua vida profissional soldando partes automotivas, hoje se encontra melhor qualificado e operando um equipamento que não está, obrigatoriamente, vinculado somente à indústria de automóvel. Essa situação leva os trabalhadores a ter uma formação mais técnica, porém, menos atrelada a um único ramo da indústria.
              Com isso, a inovação tecnológica está criando imensos desafios. Em primeiro lugar, as escolas devem estar preparadas para formar trabalhadores que sejam capazes de utilizar bem as novas tecnologias, a ter lógica de raciocínio e versatilidade para transportar conhecimento. Esse avanço somente será possível com um novo pacto educacional e com o surgimento de líderes que promovam avanços nos métodos de ensino sem complicações de leis e regras que engessem a criatividade humana. E, por fim, os governos têm a obrigação urgente de modernizar as leis trabalhistas, as quais deverão prever acordos que incluam as novas formas de trabalho que surgem a reboque das inovações tecnológicas, tais como trabalho a distância e jornadas irregulares.

cmartinsnetto

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 17/11/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A tecnologia como ferramenta transformadora da educação e das relações de trabalho

Mensagem  Moderator em Qua Nov 18, 2015 12:05 pm

Olá Convidado,

Sinto muito em lhe informar, mas esse site não está mais em atividade, favor acessar: http://www.clubedosestudantes.com


ARRASE NO ENEM, NOS VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS
Corrigimos redações no estilo ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Lá você vai conseguir tirar todas as suas dúvidas sobre Português, Matemática, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia, Química, Física, Biologia e Legislações em Geral.
avatar
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum