A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Mensagem  Mariana em Qui Nov 26, 2015 1:30 pm

Com o passar dos anos as mulheres conquistaram muitos avanços na sociedade, pois deixaram de se limitarem aos cuidados de casa e buscaram mais igualdade de gênero. Entretanto, mesmo com conquistas significativas ainda é possível observarmos que esse gênero ainda é alvo de diferentes formas de violência na atualidade.
      A violência física é a forma mais notável da manifestação de atentados contra as mulheres. Mesmo havendo a Lei Maria da Penha, destinada a manter a dignidade feminina frente às violências, aproximadamente 52% das denúncias realizadas estão relacionadas às agressões físicas. Segundo a Secretaria de Políticas para as Mulheres a maioria dessas denúncias estão relacionadas à violência doméstica, evidenciando que mesmo com a independência conquistada por muitas mulheres, ainda esta impregnado em muitas relações resquícios do patriarcalismo.
      Uma outra forma de violência contra as mulheres pode ser evidenciada no mercado de trabalho, quando há diferenças salariais entre homens e mulheres. Isso, porque quando uma mulher exerce as mesmas funções que um homem, e ainda assim, recebe menos para tanto, podemos notar que há a manutenção da ideia de superioridade masculina, demonstrando o quanto a nossa sociedade desvaloriza a capacidade feminina e o quanto o machismo ainda esta presente.
      Dessa forma, é preciso que o governo através de campanhas midiáticas incentive que mulheres vítimas de violência denunciem os agressores, sendo de igual importância que o governo invista na criação de mais delegacias especializadas para que haja um atendimento de maior qualidade para essas mulheres e uma maior agilidade na prisão e na punição desses agressores. Além de ser, necessário que haja um órgão responsável por garantir igualdade salarial entre os gêneros, sendo também imprescindível a atuação da escola na formação de uma sociedade em que todos se vejam como iguais.

Mariana

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 26/11/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Mensagem  red1000 em Dom Set 11, 2016 10:38 am

Galera, o fórum atualmente encontra-se sem moderação. Como não estou dando conta das correções, estou migrando pra outra página de correção!!
Esse projeto é MUITO importante para ser descontinuado, visto que muita gente depende dele. Por isso, quem quiser corrigir suas redações, é só entrar no endereço abaixo e se cadastrar!
redacaonota1000.forum-livre.com


red1000

Mensagens : 3124
Pontos : 3128
Data de inscrição : 06/02/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum