TRABALHO INFANTIL: UMA TRISTE REALIDADE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TRABALHO INFANTIL: UMA TRISTE REALIDADE

Mensagem  Adrifugo em Seg Nov 30, 2015 3:43 pm

Milhares de crianças têm seus estudos e sua própria infância comprometidos por causa das horas trabalhadas, que por sua vez, têm a finalidade de aumentar a renda familiar.
Um dos principais motivos que dão origem ao trabalho infantil é a pobreza, porquanto os pais, com o intuito de prover o sustento da família, se veem obrigados a colocarem os seus filhos para trabalhar, quer seja para o aumento da produtividade no campo, quer seja para o aumento da renda familiar.
Em decorrência disso, a exploração da criança trará problemas escolares – quando não houver desistência dos estudos – e isso, outrossim, contribuirá para um desenvolvimento cultural deficiente, ocasionando problemas sociais futuros. Outra grande consequência além da cultural, é o déficit psicológico decorrente do trabalho prematuro, pois este atrapalha a infância e consequentemente causará problemas na vida adulta.
No que diz respeito à solução da problemática da exploração do trabalho infantil, seria viável a adoção de medidas e políticas que visem ao combate das desigualdades sociais, assim como a intensificação dos programas de apoio econômico às famílias carentes. Concomitantemente, a implantação de programas sociais voltados à conscientização dos pais e da coletividade, seria de grande valia.
De acordo com as observações feitas, entende-se, então, que o trabalho precoce das crianças brasileiras é um dos frutos da pobreza e traz muitas consequências negativas tais como a depreciação cultural e que a solução daquele problema está pautada, dentre outras, na adoção de políticas sociais que objetivem a erradicação da pobreza.

Adrifugo

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 30/11/2015

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum