Brasil: o país onde as crianças são os adultos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Brasil: o país onde as crianças são os adultos.

Mensagem  Vanutti em Ter Fev 23, 2016 12:10 am

O trabalho infantil no Brasil ainda é um problema social presente nos dias atuais, apesar da diminuição do mesmo, o número de crianças e adolescentes que deixam de estudar e brincar para trabalhar é considerado exorbitante. Na maioria dos casos esses jovens sentem-se na obrigação de ajudarem suas famílias, assim, acabam aceitando a forma de trabalho escrava que muitas vezes é imposta.
   A desigualdade social faz com que as crianças de hoje percam toda a magia de um ciclo fundamental na construção histórica e cidadã de cada indivíduo, pois a realidade atual comparada com décadas passadas não está muito diferente; o trabalho infantil existe, e em grande quantidade, exclusivamente na classe desfavorecida, que sofre com a concentração de riqueza para poucos.
   Quando um jovem depara-se com a situação de extrema pobreza, os mesmos veem-se na obrigação de conseguirem um trabalho para tentar mudar um cenário enraizado na sociedade brasileira. As crianças e os adolescentes têm por lei os direitos de saúde, educação, lazer, segurança, entre outros e merecem como qualquer outra criança aproveitar a infância de forma alegre e feliz, entretanto, na sociedade brasileira, a criança pobre é ao mesmo tempo o adulto que luta por um futuro melhor.
   Com o exposto, pode-se concluir que o trabalho infantil no Brasil é um problema social ainda existente e que o governo por sua vez, necessita de mais ações e projetos, por meio da educação, esporte, saúde, lazer e melhoria de vida da classe desfavorecida, colocando na prática o que está escrito na lei e continuando com os projetos sociais como o Bolsa Família, o PELC (Projeto Esporte e Lazer na Cidade), investindo no meio cultural através de aulas de teatro e danças folclóricas gratuitas e aumentando o número de escolas profissionais, para adentrar no mercado de trabalho o maior número de jovens especializados. Assim, as crianças e adolescentes poderiam aproveitar sua infância e tornarem-se futuramente cidadãos que possam contar a seus filhos que o trabalho infantil no Brasil não existe mais.

Vanutti

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 23/01/2016
Idade : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Brasil: o país onde as crianças são os adultos.

Mensagem  Moderator em Dom Maio 08, 2016 4:04 am

Olá Convidado,

Sinto muito em lhe informar, mas esse site não está mais em atividade, favor acessar: http://www.clubedosestudantes.com


No Clube dos Estudantes você encontrará:
- Correções gratuitas de redação;
- As correções podem ser feitas no estilo ENEM, vestibulares ou concursos públicos;
- Esclarecimentos de dúvidas diversas das matérias de redação e das demais matérias do ENEM, vestibulares e concursos públicos;
- Possuímos um acervo de mais de 3200 redações corrigidas. E você pode consultá-lo gratuitamente.
- Damos dicas semanais de redação, principalmente, em nossa página do facebook.
- Ensinamos redação por meio de vídeo aulas em nosso canal do youtube.
- Todo o suporte é gratuito.

avatar
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum