TEMA: Os efeitos da concentração de renda no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Os efeitos da concentração de renda no Brasil

Mensagem  Calourav em Ter Abr 05, 2016 11:12 am

Democrático capital
        Nos dias atuais, as diferenças socioeconômicas estão bem demarcadas. O capital move a sociedade e sua falta é tida como "antônimo" de poder. A estratificação social perdura desde o feudalismo, datado no século IV e até hoje o dinheiro é restrito a um pequeno grupo quando comparado à população mundial. Enquanto isso, a outra parte do povo, sem escolha, acaba por sustentar esse injusto sistema capitalista ao mesmo tempo que busca ascender em meio a realidade.
        É evidente o papel que a concentração de renda desempenha no cenário desigual atual. Jean Jacques Rosseau, em uma de suas obras, afirma que o capital é a semente da desigualdade entre os homens. Embora o Índice de Gini (coeficiente atribuído à desigualdade) tenha diminuído em relação as décadas anteriores, ainda são altas as estatísticas. Em países como o Brasil, milhares de pessoas passam fome ao mesmo tempo que toneladas de alimentos são descartadas todos os dias. Ainda assim, as estatísticas nacionais relativas a fome têm caído progressivamente.
        Campanhas desenvolvidadas e investimentos na educação por parte do Governo Federal Brasileiro, como "Bolsa Família" e "ProUni" possibilitaram a atenuação na dissonância entre as classes mais e menos favorecidas no país. Contudo, ainda é preciso a maior inclusão da população carente nas universidades a fim de qualificar a mesma para o mercado de trabalho. Com a parcela desfavorecida capacitada como a partícula favorecida, a sociedade adquirirá igualdadde financeira e acadêmica gradativamente.
      Portanto, entende-se que a má distribuição do capital provoca efeitos alarmantes e, ainda que enraizada no tempo e espaço, necessita ser modificada. É preciso uma mudança de conduta dos governantes e da população mais abastada, de forma que permita o acesso igualitário a todos. Campanhas de inclusão devem ser desenvolvidas pelo Ministério do Trabalho e pelo Ministério da Educação para a inserção da parcela maginalizada na sociedade de forma equipolente. Assim, o capital passará a ser mais democrático.

Calourav

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 05/04/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Os efeitos da concentração de renda no Brasil

Mensagem  Moderator em Seg Maio 02, 2016 4:48 pm

Olá Convidado,

Sinto muito em lhe informar, mas esse site não está mais em atividade, favor acessar: http://www.clubedosestudantes.com


No Clube dos Estudantes você encontrará:
- Correções gratuitas de redação;
- As correções podem ser feitas no estilo ENEM, vestibulares ou concursos públicos;
- Esclarecimentos de dúvidas diversas das matérias de redação e das demais matérias do ENEM, vestibulares e concursos públicos;
- Possuímos um acervo de mais de 3200 redações corrigidas. E você pode consultá-lo gratuitamente.
- Damos dicas semanais de redação, principalmente, em nossa página do facebook.
- Ensinamos redação por meio de vídeo aulas em nosso canal do youtube.
- Todo o suporte é gratuito.

avatar
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum