TEMA: A importância da literatura na formação infantil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A importância da literatura na formação infantil

Mensagem  Filipe Otávio em Qua Abr 13, 2016 6:48 pm

A apresentação faz a diferença

Desenvolver a imaginação e adquirir conhecimento estão entre os benefícios da leitura. É através dela que as crianças têm o primeiro contato com um mundo de informações, passam a desenvolver um raciocínio linear ao seguir as histórias e aprendem a brincar com a força ilimitada de suas mentes. Por esses motivos, é preocupante que o sistema educacional brasileiro desencoraje os jovens a apreciar os livros, visto que este apresenta a literatura de forma antiquada e retrógrada, o que demonstra a necessidade de reformas no currículo e no ensino em si.

Ao invés de apenas dizer que os jovens brasileiros não se interessam em ler, cabe aqui um exame mais minucioso das causas dessa impressão. O currículo engessado de literatura e as obras literárias com linguagem e personagens distantes da realidade do estudante não permitem que haja catarse, ou seja, o jovem não se vê nas leituras obrigatórias. É evidente que todos devem conhecer os períodos históricos da literatura brasileira, mas há um equívoco em esperar que ensinar a ler através de um linha do tempo irá despertar nos alunos o desejo de se entreter com uma boa história.

O cenário se agrava ao se considerar as novas tecnologias. Com a juventude se comunicando cada vez mais pelas redes sociais, desenvolvendo linguagem própria, a obrigação de ler obras na norma culta da língua portuguesa e com expressões pouco utilizadas acaba sendo vista como repressão. Não se pode haver preconceito com as mais diversas formas de expressão escrita, e isso precisa se refletir no ambiente educacional, principalmente em um país pouco educado como o Brasil. Verifica-se a necessidade de mudança na forma de introdução da leitura nas escolas, com maior integração das diversas realidades dos estudantes.

Como a atividade-fim da escola é educar, observa-se ambiente propício para reforma em termos do ensino da leitura aos jovens brasileiros. Partindo do governo federal, deve-se elaborar normas curriculares mais flexíveis em termos dos tipos e gêneros de textos utilizados nas aulas, com concomitante capacitação dos professores, para que estes estejam mais preparados para despertar o interesse pela leitura, armados com várias formas de abordagem diferentes. Em suma, é chegada a hora de reconhecer que qualquer leitura pode agregar valor, o importante é estabelecer o hábito de ler, o qual possibilita evolução em todos os sentidos e de forma simples.

Filipe Otávio

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 06/04/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A importância da literatura na formação infantil

Mensagem  Moderator em Seg Maio 02, 2016 12:16 pm

Olá Convidado,

Sinto muito em lhe informar, mas esse site não está mais em atividade, favor acessar: http://www.clubedosestudantes.com


VOLTAMOS COM FORÇA TOTAL cheers E ESTAMOS CORRIGINDO REDAÇÕES DE GRAÇA bounce Very Happy Cool. POSSUÍMOS O MAIOR ACERVO DE REDAÇÕES CORRIGIDAS DA INTERNET, SÃO MAIS DE 3200 TEXTOS CORRIGIDOS E DISPONÍVEIS PARA CONSULTA. APROVEITEM!
Corrigimos redações no estilo ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Lá você vai conseguir tirar todas as suas dúvidas sobre Português, Matemática, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia, Química, Física, Biologia e Legislações em Geral.
avatar
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum