Política de cotas nas universidades federais (dissertação argumentativa)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Política de cotas nas universidades federais (dissertação argumentativa)

Mensagem  romulo reis em Qua Out 03, 2012 10:03 am

Primeiro passo

A política de cotas foi aprovada pelas autoridades responsáveis, dentre elas a presidente Dilma. Um dos princípios dessa política é reparar a marginalização de índios, negros e pessoas de baixa renda na história e formação da sociedade brasileira. Hoje o número de integrantes deste grupo no ensino superior é muito baixo e ainda menor se analisarmos as universidades públicas, que em sua maioria tem grande parte de alunos oriundos da rede privada de ensino.
Se a tal política não for acompanhada de uma série de mudanças no ensino fundamental e médio da rede pública não gerará muitos resultados. Mas podemos acreditar que esse seja o primeiro passo para mudar o ensino público e trazer uma igualdade intelectual entre os grupos que integram nossa sociedade. O fato de haver cotas levará o estudante da rede pública a acreditar ainda mais que é possível ter acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade.
Não podemos negar que exista essa diferença. Um grande exemplo é que os melhores cargos públicos ou de empresas privadas são em sua maioria preenchidos por pessoas que não estão nesse grupo. A política de cotas é parte de um processo de equiparação de classes e raças no Brasil, após certo tempo acreditamos que não será mais necessário o uso das cotas pois os estudantes negros, pardos, indígenas e de baixa renda terão um ensino básico de qualidade, os colocando em condições reais de disputar vagas em universidades federais e em concursos públicos.Hoje a política é de suma importância para começarmos esse processo de transformação no ensino brasileiro.
[center][/size][/size]

romulo reis

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 03/10/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum