Exportação e alto preço dos produtos internos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Exportação e alto preço dos produtos internos

Mensagem  Luiz_Henrique433 em Seg Jul 18, 2016 5:36 pm

Talvez um dos maiores dilemas atuais do Brasil seja a preocupação em relação a forma de produção dos alimentos que vão parar na mesa do brasileiro e também com a falta de alguns produtos devido a monocultura de cultivos para . Mas isso não se nota só nos dias atuais, pois no período colonial brasileiro a grande fonte de economia inicial era o cultivo de cana-de-açúcar para exportação, e os alimentos para a população que aqui vivia eram produzido em pequenas quantidades.
  Como consequência dos altos níveis de exportação, vem a falta de alguns alimentos no mercado devido a baixa produção dos mesmos, e por consequência a elevação absurda dos preços. Outra questão que tem sido bastante preocupante é o uso de agrotóxicos em excesso, já que há baixa produção de alimentos e esses produtos são usados para acelerar o crescimento e na maioria das vezes usados de forma errada.
  Porém o grande retorno financeiro gerado por essas exportações de produtos como soja, milho, entre outros, tende a fazer com que os grandes agricultores produzam cada vez mais e o ritmo de exportações aumente. Por outro lado, a falta de alimentos de consumo básico pela população, como por exemplo, arroz, feijão, leva a um aumento de importações e também uma elevação nos preços, já que há falta desses produtos no mercado, dificultando assim o acesso da população mais pobre a essas mercadorias.
  Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse, como um maior controle por parte do MDIC (Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior) sobre as exportações excessivas e em parceria com o Ministério da Agricultura determinar um limite de exportações e um limite mínimo de terras para a produção de alimentos básicos para a população, e ainda um maior fiscalização por parte do Ministério da Saúde sobre o uso abusivo de agrotóxicos. Com isso os níveis de produção de monocultura de exportação diminuiriam e a produção de alimentos básicos elevaria, aumentando a quantidade dessas mercadorias em circulação e, consequentemente, uma queda nos preços, e assim toda população teria acesso aos produtos.

Luiz_Henrique433

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 18/07/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Exportação e alto preço dos produtos internos

Mensagem  Moderator em Sex Jul 22, 2016 4:08 am

OPORTUNIDADE ÚNICA





Para preencher o formulário clique no link abaixo:
https://clubedosestudantes.typeform.c...

Oportunidade Única: Preencha o formulário e você poderá ser selecionado para participar de 1 (um) mês de imersão em redação com a aplicação do Programa Redação Ultra Avançada 2.0. Só serão selecionadas 8 pessoas.

avatar
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum