A falta de acesso a cultura no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A falta de acesso a cultura no Brasil

Mensagem  larissapsantos em Qui Jul 21, 2016 12:39 pm

Segundo Confúcio, a cultura está acima da diferença da condição social, no entanto, muito se tem discutido sobre sua dificuldade de acesso na sociedade brasileira. Pode-se afirmar que, em razão da crescente dominação capitalista, a cultura tornou-se uma mercadoria, fazendo com que grande parte da população não tenha acesso as manifestações culturais. Outro fator a ser colocado em questão é a perda da cultura popular, que vem sendo substituída por hábitos estrangeiros impostos por meio da mídia e das empresas multinacionais.
A afirmação de que o problema da cultura é também cultural leva a necessidade de uma reflexão sobre os valores da sociedade atual, uma vez que as questões econômicas interferem de forma áspera no quotidiano brasileiro. Em uma análise do período colonial do Brasil, especificamente durante a vinda da Família Real, observa-se uma tentativa de moldar o Brasil de acordo com os conceitos europeus, não só de forma arquitetônica, mas também cultural.
Atualmente, como efeito da globalização, o mercado carece de uma constante expansão, afim de atender diversas necessidades. O comércio cultural consiste na apropriação dos costumes da população, adequando-os aos padrões de comércio. Para isso ocorre uma desvalorização do que está nas ruas, afim de engrandecer apenas o que se encontra nos teatros, na televisão ou nos grandes palcos. A capoeira, o funk, o frevo e várias outras manifestações são exemplos de vítimas do capitalismo excludente, que rouba as origens da população e depois revende como algo novo.
Isaac Newton afirma que se constrói muros demais e pontes de menos. A interação social é elemento de suma importância para a desconstrução de paradigmas. Uma vez que o acesso a cultura é um direito previsto pela Constituição vigente, é necessário que a população reivindique ao governo que facilite o acesso das minorias aos espetáculos, financiando os ingressos, por exemplo. Ao mesmo tempo deve haver mais programas de recuperação da identidade nacional, colocando nas instituições de ensino disciplinas que envolvam música, dança e folclore. Como disse o cineasta Sérgio Santeiro, " Só os brasileiros produzem a melhor cultura brasileira do mundo."

larissapsantos

Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 21/07/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A falta de acesso a cultura no Brasil

Mensagem  Moderator em Sex Jul 22, 2016 4:08 am

OPORTUNIDADE ÚNICA





Para preencher o formulário clique no link abaixo:
https://clubedosestudantes.typeform.c...

Oportunidade Única: Preencha o formulário e você poderá ser selecionado para participar de 1 (um) mês de imersão em redação com a aplicação do Programa Redação Ultra Avançada 2.0. Só serão selecionadas 8 pessoas.

avatar
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum