A saúde limitada pela obesidade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A saúde limitada pela obesidade

Mensagem  RhuanaAranha em Qua Jul 27, 2016 10:16 am

A obesidade é um caso clínico que precisa de acompanhamento, visto que pode causar riscos a saúde do indivíduo. Fatores externos e internos levam o paciente a um estado de obesidade que se resume no acúmulo excessivo de massa corpórea, muitas vezes diminuindo a expectativa de vida devido à vulnerabilidade de adquirir doenças. Se causa riscos a saúde, por que o número de indivíduos obesos continua a crescer?.
    O índice de obesidade no Brasil se encontra em um grau de emergência. Consoante dados do IBGE, cerca de 82 milhões de brasileiros possuem o índice de massa corpórea igual ou acima de 25 (sobrepeso ou obesidade), com a predominância de mulheres e adultos. Em dez anos, a obesidade em mulheres passou de 14% para 25% de acordo com a PNS, já entre os homens o crescimento foi de 8%, porém a pressão arterial nos homens foi maior em relação as mulheres. Mulheres possuem um metabolismo mais lento que homens e uma predisposição para o acúmulo de gorduras, devido ao seu organismo ser preparado para o período gestacional.
     A obesidade pode causar riscos graves a saúde. Um exemplo é a endocardite, que é um caso clínico em que o indivíduo possui abscessos de pus na gengiva, devido a uma bactéria que causa a periodontite, essa doença pode levar a bactéria até a corrente sanguínea podendo causar problemas cardíacos. Em uma universidade da Austrália, foi feita uma pesquisa a cerca da influência da obesidade para a periodontite e o resultado é alarmante, cerca de 22% dos casos eram pessoas obesas, diminuindo a expectativa de vida em aproximadamente 10 anos.
     Os hormônios também interferem no metabolismo de alguns indivíduos, como por exemplo a diabetes, que é uma doença hereditária ou adquirida, causando o acúmulo de glicose não absorvida pelo organismo, isso remonta a uma predisposição para a obesidade levando em consideração que a ansiedade e a privação do sono são fatores que favorecem a uma má alimentação, visto que liberam o hormônio Grelina (hormônio do apetite). No entanto, também há hormônios que estimulam o bom funcionamento metabólico, que é a tiroxina, aumentando a disposição e energia do indivíduo.
     Infere-se que o aumento do número de indivíduos obesos pode ser de origem externa ou interna, porém o risco é o mesmo para ambas as ocasiões e por isso devem ser feitas intervenções governamentais, como atividades elaborais públicas, fiscalização de alimentos com número de triglicerídeos altos, criação de praças públicas para o estímulo ao esporte, assim como campeonatos esportivos, criação de ciclovias para o estímulo ao uso de bicicletas em vez de carros, assistência médica a pessoas que possuem predisposição ao sobrepeso e que moram em zonas rurais ou periféricas, onde o acesso a hospitais é limitado. Promovendo assim uma maior expectativa de vida para nossos brasileiros.

RhuanaAranha

Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 27/07/2016
Idade : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A saúde limitada pela obesidade

Mensagem  Moderator em Sex Jul 29, 2016 12:00 pm

OPORTUNIDADE ÚNICA





Para preencher o formulário clique no link abaixo:
https://clubedosestudantes.typeform.c...

Oportunidade Única: Preencha o formulário e você poderá ser selecionado para participar de 1 (um) mês de imersão em redação com a aplicação do Programa Redação Ultra Avançada 2.0. Só serão selecionadas 8 pessoas.

avatar
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A saúde limitada pela obesidade

Mensagem  red1000 em Dom Set 11, 2016 11:40 am

Galera, o fórum atualmente encontra-se sem moderação. Como não estou dando conta das correções, estou migrando pra outra página de correção!!
Esse projeto é MUITO importante para ser descontinuado, visto que muita gente depende dele. Por isso, quem quiser corrigir suas redações, é só entrar no endereço abaixo e se cadastrar!
redacaonota1000.forum-livre.com


red1000

Mensagens : 3124
Pontos : 3128
Data de inscrição : 06/02/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A saúde limitada pela obesidade

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum