TEMA : A democratização do acesso à cultura em questão no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA : A democratização do acesso à cultura em questão no Brasil

Mensagem  Guiisathler em Dom Jul 31, 2016 12:03 pm

Marginalização cultural no Brasil

Construir uma sociedade mais justa e igualitária implica entre outras coisas em oferecer meios para o crescimento e difusão das diferentes formas de manifestação artística e cultural. A Constituição Federal determina que o estado deve garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, apoiando sua valorização. Apesar de toda riqueza cultural brasileira, o que se observa é a falta de acesso por grande parte da população devido a uma concentração dos meios de produção cultural.
Sendo o complexo que abrange o conhecimento, arte, crenças e os costumes de uma sociedade, é inquestionável a importância da cultura para a formação humana tanto individual como coletiva. Logo o acesso a esses meios deve ser garantido a todos e a todo o momento. Porém, a forte desigualdade social presente no Brasil dificulta o acesso de classes com baixa renda às fontes de cultura, elevados preços e a concentração nos grandes centros são alguns fatores responsáveis pela elitização cultural.
O modelo de investimento na cultura adotado pelo governo se da basicamente por meio de leis de incentivo, como exemplo a Lei Rouanet, que se mostra ineficaz no projeto de democratização cultural, concentrando recursos públicos que deveriam ser destinados para incentivar a produção e ampliação de fontes culturais nas mãos de empresas que o usam sem nenhum critério ou sequer um planejamento para inserção da massa marginalizada culturalmente, assim como no renascimento alude-se a um mecenato, ou seja, o conhecimentos e as artes nas mãos apenas das classes com maior poder econômico.
Portanto, fica evidente a elitização da cultura no Brasil, tornando necessária a conscientização popular de que a cultura, além de direito fundamental, tem um importante papel de transformação social, cobrando do estado, políticas que promovam o acesso democrático a todos e minimizem a desigualdade social. Além de investimentos na educação básica, adoção de preços populares, ampliação do sistema de meia entrada, regulamentação específica para leis de incentivo afim de distribuir melhor o investimento público em todo o território nacional, são algumas das mudanças que promovem além da democratização, a valorização e preservação da riqueza cultura brasileira.

Guiisathler

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 31/07/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum