Doação de sangue no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Doação de sangue no Brasil

Mensagem  Liany em Qui Ago 04, 2016 2:38 pm

Conhecidos popularmente por sua forma alegre e simpática de tratar os estrangeiros, os brasileiros não estão se dedicando tanto assim em ser solidários com seu próprio povo, pelo menos quando o assunto é doar sangue. No Brasil, o índice de doadores por ano é de somente 1,8% dos habitantes, sendo que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 3% a 5%.
Campanhas pró-sanguíneas sempre são realizadas em redes sociais, nas escolas e na televisão para poder ampliar a quantidade de doadores voluntários. Contudo, há regras que impedem muitos telespectadores á doarem. Muito contestada, uma dessas regras impede homens que se relacionam sexualmente com outros homens no período de 12 meses antes do recolhimento. Por mais que o Ministério da Saúde vise assegurar a qualidade do sangue coletado, está lei é discriminatória, pois não é a orientação sexual da pessoa que determina a prática do sexo anal (que pode transmitir HIV e doenças infecciosas), heterossexuais também praticam. Esta polemica já poderia ter sido dissipada por uma emenda constitucional que alterasse esta regra, dando o direito de doar sob regras de restrições igualitárias independente da orientação sexual.
Portanto, para que o Brasil chegue ao patamar ideal de doação de sangue, é interessante que, além do que foi citado, se implante uma lei que permita a redução da pena do preso doador regular de sangue. Podendo assim, a cada doação realizada o detento reduzir alguns dias no tempo de execução de sua pena. A aderência deverá ser previamente seguida de avaliação médica, desta forma, os órgãos existentes de controle deverão dar total atenção a esses sangues coletados. Se aprovada, a Lei deve ajudar a resolver dois grandes problemas do Brasil: a superpopulação carcerária e a falta de sangue nos hospitais. Assim, os brasileiros também poderão ser popularmente conhecidos por serem solidários em doar sangue para seus semelhantes.


Alguém pode comentar? Desde já, obrigada!
What a Face What a Face What a Face

Liany

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 29/06/2014
Idade : 19
Localização : RS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum