Uma dívida que veio do passado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Uma dívida que veio do passado

Mensagem  Laura Mattioni em Ter Ago 16, 2016 4:26 pm

Dentre os países do mundo é nítido perceber a miscigenação racial que o Brasil possui. Todavia, tal característica foi conquistada por meios hoje considerados desumano e arcaico como a importação de africanos para trabalhar escravizadamente nas lavouras de cana-de-açúcar. Durante esse período ocorreram formas de resistência que atualmente servem como legado e lembrança de uma era em que o preconceito era primazia.
   Diante de uma condição de vida cuja rotina resumia-se em trabalho em condições insalubres, alimentação racionada e surras, muitas foram as formas de reação à escravidão, por exemplo o uso de violência contra senhores e feitores, sabotagem da produção, a capoeira e a criação de quilombos.
   Do passado ao presente a luta contínua dos movimentos negros vem proporcionando algumas conquistas sociais como a definição do racismo como crime inafiançável e imprescritível feita pela atual Constituição e a criação o Dia da Consciência Negra para permanecer viva a memória de Zumbi como símbolo da resistência à violência da escravidão.
   Após séculos de injustiças sociais e combate ao preconceito, que infelizmente ainda vigora, a persistência negra contribuiu para a conquista dos direitos dos direitos previstos Constitucionalmente e à caracterização do brasileiro. A luta de tal povo promove a reflexão do passado para que seja possível tornar melhor o futuro.

Laura Mattioni

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 16/08/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum