TEMA: Saúde em tempos de globalização

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Saúde em tempos de globalização

Mensagem  Rafa Rafinha em Qui Set 15, 2016 3:05 pm

Vestibular ECSC - Cespe

PROPOSTA: Considerando como motivadores os fragmento abaixo, redija um texto DISSERTATIVO em que:

- seja abordado, como TEMA, pelo menos um dos FATORES ENUMERADOS NO TEXTO 1;
- se discuta o papel da informação na minimização dos riscos à saúde associados ao(s) fator(es) abordado(s).

COLETÂNEA

Apesar de a globalização atingir, direta ou indiretamente, qualquer espaço e pessoa do planeta, isso não significa que seus reflexos e consequências atinjam a todos de igual maneira nem que tenham a mesma repercussão em todas as regiões.

Nas últimas décadas, a saúde passou a ser considerada como importante fator para o crescimento econômico e o desenvolvimento social, com reflexos na política externa, na soberania nacional, nos direitos humanos, nos programas de meio ambiente, no comércio e no turismo. Entretanto, os impactos sociais, culturais e econômicos resultantes da globalização podem trazer riscos à saúde, decorrentes de fatores tais como:

1. exacerbação das diferenças econômicas inter e intrapaíses, com o agravamento da pobreza;
2. degradação do meio ambiente, diminuição da biodiversidade e dispersão de poluentes;
3. aumento do consumo de alimentos cuja produção ou processamento favorecem dietas não saudáveis;
4. aumento da disseminação de doenças infecciosas em razão do maior número de viagens internacionais.

Texto 2 - Título: pandemias o que e como a globalizacao potencializa o problema. Fonte: UOL Notícias

REDAÇÃO

Até meados do século XVIII podia se falar em feudalismo, isso porque no início da idade moderna o sistema ainda não estava de todo consumido. Então, com a Revolução Industrial em 1776, o capitalismo começará sua consolidação como princípio que rege as ações humanas. Como resultado, temos as grandes mudanças vivenciadas com a globalização, com a interdependência entre Estados nacionais e com a polarização econômica. Contemporaneamente, esse sistema gerou diversas crises, com destaque para a disseminação de doenças a atingir níveis pandêmicos.

Considerado fator de crescimento das grandes economias, é difícil não se pensar em uma saúde global. Isso porque, desde o acontecimento de doenças como a gripe asiática (SARS, em inglês), a H1N1 e Zika - que ganharam território a partir da interdependência dos Estados - os governos se equipam e lutam para enfrentar problemas que antes eram locais. Dessa forma, tornou-se comum isolar regiões, fechar fronteiras e procurar arrecadar o mais rápido possível fundos para combater os focos.

Vale ressaltar que a informação tem papel preponderante nesse contexto. São diversos os setores que devem estar atualizados e no uso das melhores tecnologias de comunicação a fim de reduzir os riscos. Em questão de transporte e turismo, profissionais capacitados, devidamente orientados por órgãos de saúde estarão devidamente aptos para lidar com os problemas. Quanto à indústria e a saúde pública, tais pólos precisam ter conhecimento da necessidade de se contribuir com programas, se orientar eticamente e sempre usar de equipamentos e utensílios em dia.

Com as crescentes mudanças e sem possibilidade de premeditar os resultados, os governos devem estar reunidos. Assim, poderão reunir esforços e conhecimento para lidar com a fragilidade da saúde global. Esses são os objetivos destes novos tempo e dessa crise sem precedentes.

Rafa Rafinha

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 15/09/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Saúde em tempos de globalização

Mensagem  Moderator em Qua Maio 31, 2017 12:15 pm

ACOMPANHE O CURSO REDAÇÃO DO ZERO - TOTALMENTE GRATUITO!
TIRE DÚVIDAS SOBRE A AULA EM NOSSO GRUPO NO TELEGRAM: https://t.me/joinchat/AAAAAELZvjJArPH8nsE-ng

avatar
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum