Ensino a Distância no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ensino a Distância no Brasil

Mensagem  manualves em Dom Set 18, 2016 10:33 pm

A busca por conhecimento do ser humano não é algo contemporâneo, desde a Antiguidade isso já acontece, um exemplo disso é a Escola Pitagórica na Grécia Antiga. Na Era da Informação isso não é diferente, e no Brasil os cursos a distância estão gradualmente recebendo mais popularidade e mostram-se como uma alternativa de educação entre as pessoas. Apesar dos “EADs” possuírem muitas vantagens, eles revelam muitos problemas em relação a essa alternativa de estudo.
        É importante pontuar, de início, que estes cursos a distância revelam-se boas oportunidades entre as pessoas com condição social e financeira desfavorecida, já que estes possuem preços mais acessíveis.    Ademais, os horários destes cursos são de costume serem flexíveis, isto é, podem ser acessados em qualquer momento – fator positivo destes, uma vez que boa parte da população que usufrui desses serviços trabalha, e em muitos casos não consegue frequentar uma faculdade comum devido às escalas. Outrossim, o ensino a distância, de certa forma, democratiza a educação tendo em vista que pessoas que moram em locais mais isolados de centros de ensino tenham a oportunidade de fazerem algum curso, dado que a tecnologia não está limitada à longitude.  
       Em contrapartida, o fato de não existir o contato físico entre professor e aluno faz com que as chances de distração por parte do estudante são maiores, como também a probabilidade dos questionamentos não serem solucionados é superior, ou seja, a aula pode não ser totalmente proveitosa. Por conseguinte, os debates que costumam ser frequentes em salas de aula tornam-se limitados porquanto nem sempre há docentes disponíveis para estas conversas que manifestam-se fundamentais. E esse fato provavelmente, caso o lecionando não busque aprofundar-se melhor nos estudos, causará a má absorção dos conteúdos causando profissionais não tão bem qualificados no mercado de trabalho.
       Sendo assim, é necessário que a liberdade individual seja respeitada e o indivíduo avalie a si mesmo para ver se este método educacional funcionará consigo. Do mesmo modo que essas instituições devem se comprometer em aplicar uma matéria de qualidade, a partir de docentes satisfatoriamente preparados, para os seus estudantes, os quais precisam se esforçar e se concentrar nas aulas, e para que isto de fato aconteça, o MEC precisa fiscalizar as mesmas de forma constante. Afinal, como afirmou Immanuel Kant: “O ser humano é aquilo que a educação faz dele.

manualves

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 18/09/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Ensino a Distância no Brasil

Mensagem  red1000 em Sex Out 07, 2016 8:04 am

Galera, o fórum atualmente encontra-se sem moderação. Como não estou dando conta das correções, estou migrando pra outra página de correção!!


Esse projeto é MUITO importante para ser descontinuado, visto que muita gente depende dele. Por isso, quem quiser corrigir suas redações, é só entrar no endereço abaixo e se cadastrar!


redacaonota1000.forum-livre.com



red1000

Mensagens : 3124
Pontos : 3128
Data de inscrição : 06/02/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum