A contribuição das artes visuais, música, dança e teatro como disciplinas obrigatórias

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A contribuição das artes visuais, música, dança e teatro como disciplinas obrigatórias

Mensagem  kethelenkulmann em Qua Out 05, 2016 3:24 pm

É sabido que o modelo de educação existente nas escolas é o mesmo há bastante tempo. Certamente, ele já foi bastante funcional, não há dúvidas. No entanto, as gerações passaram e as exigências das crianças e dos jovens mudaram ao que diz respeito à instituição. Sendo assim, que melhorias a implementação das artes como obrigatórias pode trazer para o ensino?
Quem convive com crianças e adolescentes diariamente ou acompanha as notícias tem uma certeza: a maneira como a escola se porta está obsoleta. São diversas as reclamações: a monotonia no modo de desenvolver as aulas que tornam os conteúdos massantes, a falta de diálogo entre escola e sociedade e a ausência de espaços de diversidade. Ademais, a escola possui uma estratégia que separa o estudo de qualquer outra atividade que possa proporcionar prazer. Exemplos desse raciocínio são casos de alunos que levam algum instrumento musical para a aula e a a direção os confisca, ou até mesmo os alunos que desenham e são reprimidos por, supostamente, não prestarem atenção ao conteúdo discutido.
Ao refletir sobre isso é possível entender que a obrigatoriedade das artes na educação básica é uma oportunidade de mudança. É uma chance que abrange tanto os alunos que exigem transformações, quanto para a própria escola que precisa ser renovada. Sendo assim, é bom para os alunos tendo em vista que atividades artísticas expandem o olhar, fazendo com que o conhecimento tenha maior fluidez nas outras disciplinas. Assim como é interessante para as professores já que, por exemplo, o teatro pode fazer com que um aluno fique menos tímido para as apresentações de trabalhos, a música pode fazer com que uma turma fique menos agitada ou os desenhos e pinturas podem demonstrar sentimentos antes difíceis de captar de algum aluno.
Por conseguinte, a escola, como instituição formadora de cidadãos, precisa compreender que os muros metafóricos que a cercam devem ser derrubados para que as diversas culturas, que as artes representam, avancem. E observar também que essa implementação só traz benefícios para os alunos que terão uma escola renovada adaptada às suas necessidades, aos professores que terão novas oportunidades de trabalhar sobre artes, pluralidade cultural e social e para a própria escola que formará cidadãos críticos, conscientes e sensíveis ao que acontece em suas voltas.

kethelenkulmann

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 05/10/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A contribuição das artes visuais, música, dança e teatro como disciplinas obrigatórias

Mensagem  red1000 em Sex Out 07, 2016 8:04 am

Galera, o fórum atualmente encontra-se sem moderação. Como não estou dando conta das correções, estou migrando pra outra página de correção!!


Esse projeto é MUITO importante para ser descontinuado, visto que muita gente depende dele. Por isso, quem quiser corrigir suas redações, é só entrar no endereço abaixo e se cadastrar!


redacaonota1000.forum-livre.com



red1000

Mensagens : 3124
Pontos : 3128
Data de inscrição : 06/02/2016

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum