A questão da transfobia no Brasil. (correção baseada no enem)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A questão da transfobia no Brasil. (correção baseada no enem)

Mensagem  Jamile em Seg Mar 27, 2017 10:59 pm

Em grandezas termodinâmicas, a entropia mede a desordem dos sistemas - quanto maior o grau, maior será a energia necessária para estabilizá-los. Não obstante, nas relações humanas, pode-se afirmar, que o grau de entropia, no que tange à transfobia no Brasil, está elevado. Deixando nítida a necessidade de medidas para solucionar esse impasse.

“Ser mulher não é calçar nossos sapatos”. Lacan ensina que o gozo não deve se identificar com o prazer pelo prazer, mas como prazer propiciado desde o desprazer do outro. Essa situação, infelizmente, está presente no imaginário coletivo de muitos brasileiros que, alheios a uma compreensão mínima referente à identidade de gênero, não só fazem afirmações desagradáveis, como disseminam ódio e preconceito. Toda a nação que compactua com essa ideologia, evidentemente, paga um preço: incrementar um estágio de já acentuado preconceito no brasil.

Vale ressaltar que um rápido olhar sobre algumas práticas cotidianas registra a amplitude e a profundidade da violência no Brasil, colocando-o como a nação que mais mata travesti e transexual no mundo, com expectativa de vida de até 35 anos. Na série americana Orange Is The New Black, marcada por estratégia de afirmação e resistência, a personagem transgênero “Sophia” mostrou o preconceito que sofria dentro da prisão. A parcela afetada se sente cada vez mais insegura e impotente frente à violência, mas ações como as de Jenji Kohan – produtora da série – fazem total diferença.

Como na 2ª lei da termodinâmica a ordem tende, obrigatoriamente, à desordem, medidas são necessárias para que a entropia, no que se refere à transfobia, seja estabilizada. É necessário que o Ministério da Educação, em parceria com as escolas, promova palestras sobre a diversidade de gênero, assim como é preciso que as estruturas de mídias televisivas incluam personagens transgêneros e transexuais em suas produções, para que dessas formas, aprendam a respeitar e conviver com a diferença. E quem sabe assim, dando visibilidade, a população caminhe inversamente proporcional à lei da física – mantendo a ordem e harmonia na sociedade.

Jamile

Mensagens : 1
Pontos : 5
Data de inscrição : 27/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: A questão da transfobia no Brasil. (correção baseada no enem)

Mensagem  Moderator em Qua Maio 24, 2017 4:28 pm

PASSE NO ENEM, NOS VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS
Aprenda Redação no Telegram! É Grátis!


avatar
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum