O desafio das energias renováveis no Brasil (MODELO ENEM)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O desafio das energias renováveis no Brasil (MODELO ENEM)

Mensagem  Ezequias20 em Ter Mar 28, 2017 6:31 pm

O dilema energético brasileiro                                                

Sabe-se que desde a Primeira Revolução Industrial no século XVIII, com a massificação do uso do carvão como fonte de combustível, a utilização dos recursos energéticos, é um dos maiores indicadores de prosperidade econômica. Quanto maior o nível de desenvolvimento de uma nação, maiores quantidades de energia serão demandadas. O Brasil segue essa tendência, como potência econômica emergente tem visto suas necessidades de energia crescerem. O relativo crescimento industrial e a expansão do agronegócio, tem suscitado discussões no país sobre como expandir a matriz energética, se valendo das energias renováveis, que tem sido cada vez mais exigidas.
Dessa forma, o Brasil, por consequência de suas dimensões continentais, ao contrário da maioria dos países, possui uma grande variedade de possibilidades para implementar energias naturais. Existem muitos locais propícios para a instalação de usinas eólicas. Além disso, o país recebe grande quantidade de luz solar em virtude de sua localização em faixas equatoriais, favorecendo a utilização dessa energia térmica. Pode-se citar ainda a existência de grandes áreas agricultáveis, que possibilitam a ampliação dos recursos essenciais para as energias provenientes de biocombustíveis, como o etanol e a biomassa.
Contudo, da mesma maneira que ocorre na maioria dos países, o grande desafio das energias renováveis, como é o caso da hidráulica, consiste no fato de que a maioria desses recursos, não podem ser utilizados diretamente como combustíveis para a movimentação dos meios de transporte. Com isso, acaba-se ocorrendo a utilização dos fósseis, como a gasolina, o diesel, a querosene e o carvão mineral. Assim, espera-se que o etanol brasileiro seja protagonista, pois possui o maior potencial energético e a maior aplicabilidade conhecida.
Por conseguinte, com um dos maiores potenciais eólicos e solares do mundo, admite-se que o Brasil deve aprofundar o uso desses recursos, que são pouco poluentes e possuem pouco impacto em sua instalação. A utilização desses meios é benéfica, pois libera o país da utilização de formas agressivas ao meio ambiente, como é o caso da termelétrica, que é extremamente poluente, e da hidroelétrica, que quando não bem planejada pode levar a alterações irreversíveis nos ecossistemas em que são instaladas.
Portanto, para que haja evolução quanto a utilização das energias renováveis no Brasil, deve-se haver um esforço coletivo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que passa por diversos setores, como por exemplo: o Estado, sob a tutela das universidades, as indústrias com o objetivo de otimizar sua relação com o meio ambiente. Ademais, o Legislativo e o Executivo devem agir de forma a subsidiar o uso de recursos que sejam menos nocivos ao meio ambiente, como é o caso dos aquecedores domésticos para chuveiro, e dos carros híbridos.



Ezequias20

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 28/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O desafio das energias renováveis no Brasil (MODELO ENEM)

Mensagem  Moderator em Qua Maio 24, 2017 4:28 pm

PASSE NO ENEM, NOS VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS
Aprenda Redação no Telegram! É Grátis!


avatar
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum