O problema das minorias no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Esta é uma redação estilo Enem, que nota me dariam?

0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
0% 0% 
[ 0 ]
 
Total dos votos : 0

O problema das minorias no Brasil

Mensagem  Day S. Araújo em Seg Maio 08, 2017 7:09 pm

Sendo o Brasil um país colonizado e moldado à passagem de diversas etnias, a miscigenação presente nele é gigantesca, ainda mais que tenha adotado o sistema econômico capitalista, permitindo que essa miscigenação aumente ainda mais com a vinda de outras etnias em busca de emprego no país, isto ainda dentro do contexto histórico-social. Porem, agravantes desta miscigenação são a falta de aceitação daqueles que chamamos "a maioria", o choque de classes e o preconceito disseminado mais facilmente (levando-se em conta o sistema econômico).

O Brasil possui mais de 200 milhões de habitantes, sendo a maior parcela dele formado, ironicamente, pelas "minorias". Negros, índios, homossexuais, deficientes, ditos a minoria apenas no meio de trabalho, onde não são aceitos tão facilmente e onde a ideia, o fato, de o Brasil ser um país formado por diversas descendências étnicas ainda não ter sido percebido. Não fugindo do conceito histórico, padrões sempre foram estabelecidos, há séculos, sendo apenas remodelados para se adaptar à época e às necessidades do povo, assim como à questão do poder e das relações de poder, nunca sendo erradicados ou significantemente modificados, estando sempre presentes em cada processo de desenvolvimento da humanidade, fosse econômico, social ou cultural. Ainda no período de desenvolvimento tecnológico, as minorias tiveram uma participação enorme, ali foram forjados os padrões que vigorariam por séculos e décadas depois. Mulheres e crianças foram percebidas como a mão de obra mais barata por trabalharem mais e, portanto, recebiam menos e eram os mais prejudicados (e o maior número de óbitos). Contudo, na forja deste padrão, a humanidade subiu mais alguns degraus em direção à evolução tecnológica, fazendo vários descerem no processo. Vendo o contexto atual, não muito mudou, apenas o número de óbitos, sendo ainda mulheres e crianças abusadas pelo sistema de padrões que regem o mundo. A "minoria" representa, então, uma força de trabalho significante e, intelectualmente, contribuiria deveras para o país, o que não é percebido pela nuvem de preconceito que paira sobre o século XXI (e muitos antes dele também) que, apesar de suas evoluções e avanços, continua a trabalhar nas forjas do pensamento arcaico e segregacionista.

Sendo assim, com tudo o que foi dito, percebe-se que a "minoria" precisa de mais valorização e espaço, seja ele onde estiver, no meio de trabalho, econômico ou social. O governo, em seu poder para criar e reger políticas públicas, deve-o exercer e fiscalizar rigorosamente as empresas e órgãos públicos para que sejam postas em vigor; as empresas, em seu poder de gerar emprego e fazer a economia progredir, devem respeitar o trabalhador como indivíduo portador de direitos e abrir espaço para que exerça sua contribuição para com o país e com ele mesmo, ao sustentar-se do trabalho; os cidadãos, em seus deveres, devem respeitar cada indivíduo independente de supérfluos como cor de pele, etnia, orientação sexual, situação econômica e afins. Tais medidas em conjunto contribuirão não somente para a valorização, respeito e integração da minoria, mas também para com o país e, principalmente, seus cidadãos.

Day S. Araújo

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 20/02/2017
Idade : 18

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O problema das minorias no Brasil

Mensagem  Moderator em Qua Maio 24, 2017 4:24 pm

PASSE NO ENEM, NOS VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS
Aprenda Redação no Telegram! É Grátis!

avatar
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum