Tema: Biodiversidade, bioprospecção e inovação no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tema: Biodiversidade, bioprospecção e inovação no Brasil

Mensagem  Aline Cardoso em Seg Jul 17, 2017 9:52 pm

O Brasil, detentor das maiores riquezas ambientais do planeta, dispõe de uma bioeconomia subdesenvolvida. Tendo em vista que, os cientistas apresentam uma vasta extensão geográfica a analisar em consonância com os entraves burocráticos que restringe o acesso ao patrimônio genético.
O território brasileiro contém diversos ecossistemas desconhecidos, logo investigar de modo sustentável cada sistema e descobrir o organismo com característica que se transforme em produto natural requer inúmeros anos de pesquisa e de novas técnicas de exploração para atingir os 8.516.000 km² de área.
Por outro lado, as delimitações burocráticas impostas pelo poder legislativo interferem direta em estudos dos sistemas biológicos. Em 20 de maio de 2015, a Lei nº 13.123 criada pela ex-presidente Dilma Rousseff, paralisou a sondagem do Centro de Pesquisa da Amazônia sobre a bioprospecção no âmbito da farmacologia. Assim, neutralizando o desenvolvimento de biotecnologias.
Diante do exposto, é necessário desenvolver discussões e seminários acadêmicos e empresariais sobre a bioeconomia afim de incentivar os setores acadêmicos, governamentais e empresariais a fundar à agenda de inovação industrial baseada em bioprodutos e derivados da biodiversidade nacional.

Aline Cardoso

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 17/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum