Crise migratória mundial

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crise migratória mundial

Mensagem  Sobreira_wagner em Qua Jul 26, 2017 2:19 pm

Boa tarde , amigos.

Venho deixar minha redação para a correção , compartilhando das minhas duvidas e querendo sempre mais conhecimento.

                                                          Atual crise migratória

         Desde que o mundo se tornou um lugar favorável à ocupação humana temos eventos de migrações de povos por diversas questões como na busca por um lugar com mais alimento , com melhores condições climáticas e fugindo de guerras.
          Nos dias atuais o que mais nos choca é a grande quantidade de migrações forçadas referentes a casos de tentativa de fuga dos países em guerra no oriente médio. Isso se da pela grave crise que se desencadeou após o estouro da primavera árabe, onde os países lutaram contra os regimes ditatoriais gerando assim uma batalha de  rebeldes contra a tropas do governo, no meio disso tudo pessoas comuns sofrendo e sendo forçadas a deixar sua terra natal em busca de uma vida melhor.
          A consequência de tudo isso vai muito mais além do que uma simples mudança de local, na tentativa de escapar desse sofrimento, os refugiados acabam fazendo uma viagem altamente perigosa em barcos tentando atravessar o atlântico, passando frio e fome em barcos improvisados e lotados, quase sempre naufragando matando toda a tripulação, aqueles que não fazem a viagem a barco se arriscam ainda mais realizando a fuga  através de caminhada enfrentando um sol que chega a 45 º graus durante o dia e na noite um frio insuportável em áreas totalmente hostis. Se já não basta - se todo esse sofrimento para se livrar da guerra, ainda tem que enfrentar os casos de xenofobia e racismo nos países que eles buscam abrigo.
         É necessária uma intervenção dos países mais ricos juntamente com a ONU, para por fim nessa crise que parece que não tem fim, com uma intervenção militar severa e com uma politica de reconstrução das áreas destruídas para devolver ao povo seu lugar de direito. A  injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar”. Martin Luther King.
avatar
Sobreira_wagner

Mensagens : 7
Pontos : 19
Data de inscrição : 26/07/2017
Idade : 26
Localização : Recife

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crise migratória mundial

Mensagem  CamilaFran em Sex Jul 28, 2017 11:10 pm

Vamos lá. : )


 
Sobreira_wagner escreveu:       Desde que o mundo se tornou um lugar favorável à ocupação humana temos eventos de migrações de povos por diversas questões como na busca por um lugar com mais alimento , com melhores condições climáticas e fugindo de guerras.

- A sua introdução ficou um pouco pobre, com comentários desnecessários.
- A parte sublinhada dá a entender que a humanidade veio de outro lugar.
- Quem busca, busca alguma coisa, e não "na" alguma coisa. Logo, o correto seria: "(...) como a busca por (...)".

"A busca por melhores condições de vida, frequentemente, dá origem ao evento conhecido como migração.".

- Eu, basicamente, disse o mesmo que você, porém, de forma mais coesa.
- Neste caso, é necessário complementar a introdução com outros argumentos, que serão usados no decorrer do desenvolvimento. O ideal é que sua introdução traga 3 argumentos sobre os quais você falará em cada um dos parágrafos do desenvolvimento. Assim, você permite que o leitor tenha alguma ideia do que você abordará nos demais tópicos.
- Os três argumentos do seu texto são: aumento da migração e o caso do oriente médio como exemplo, a penosidade e os perigos das travessias e a necessidade de intervenção da ONU.

 
Sobreira_wagner escreveu:        Nos dias atuais o que mais nos choca é a grande quantidade de migrações forçadas referentes a casos de tentativa de fuga dos países em guerra no oriente médio. Isso se da pela grave crise que se desencadeou após o estouro da primavera árabe, onde os países lutaram contra os regimes ditatoriais gerando assim uma batalha de  rebeldes contra a tropas do governo, no meio disso tudo pessoas comuns sofrendo e sendo forçadas a deixar sua terra natal em busca de uma vida melhor.

- A dissertação deve ser construída na terceira pessoa do singular - Então "Eu, tu, nós, vós, me, mim, te, ti, nos, vos" devem ser evitados.
- A compreensão deste parágrafo é algo penoso para o leitor. É um parágrafo longo, com verbos em diferentes tempos e modos verbais.
- "Migração forçada referente a tentativa de fuga". A migração forçada, normalmente, se dá por conta de desastres naturais, ou por coerção mediante violência física ou psicológica. Desta forma, ser forçado a deixar o local é diferente de tentar fugir do local, inclusive, pode trazer ideia de contrariedade. O leitor pode ficar confuso.
- Seria interessante mencionar o Oriente Médio, brevemente, na introdução, para que o leitor já soubesse que você abordaria o tema.
- Evite fazer juízos extramente emocionais como em "pessoas comuns sofrendo".

"O fenômeno da migração tem se alastrado nos últimos anos; guerra, escassez alimentícia e desastres naturais são algumas das causas do evento. Um exemplo do aumento destas proporções se observa no oriente médio, em que a a luta dos rebeldes contra os regimes ditatoriais, conhecida como estouro da primaverá árabe, desencadeou a crise vivida pela região, que permanece há anos em guerra e na qual o fluxo emigratório se torna a cada dia mais intenso."

 
Sobreira_wagner escreveu:         A consequência de tudo isso vai muito mais além do que uma simples mudança de local, na tentativa de escapar desse sofrimento os refugiados acabam fazendo uma viagem altamente perigosa em barcos tentando atravessar o atlântico, passando frio e fome em barcos improvisados e lotados, quase sempre naufragando matando toda a tripulação, aqueles que não fazem a viagem a barco se arriscam ainda mais realizando a fuga  através de caminhada enfrentando um sol que chega a 45 º graus durante o dia e na noite um frio insuportável em áreas totalmente hostis. Se já não basta - se todo esse sofrimento para se livrar da guerra, ainda tem que enfrentar os casos de xenofobia e racismo nos países que eles buscam abrigo.

- Esse parágrafo precisa de mais pontos finais. Quanto mais você prolongar o período, maior a chance de atrapalhar-se na coesão, fugir da ideia central e, principalmente, confundir o leitor.
- O parágrafo traz muitos detalhes desnecessários, que apenas empobrecem o texto.
- Acredito que eles somente sejam considerados refugiados após chegarem em outra localização.
- Cada argumento deve ser tratado em um parágrafo. Nesse parágrafo você falou sobre o percurso arriscado que fazem até encontrar o local, ponto final. Para falar de casos de xenofobia e racismo nos países em que são refugiados, é preciso um novo parágrafo.

"As principais consequências deste acontecimento são observadas durante o próprio procedimento emigratório, o qual se se vale, amiúde, de meios arriscados de fuga, que vão desde travessias no atlântico em lotações improvisadas, sem alimentação e aquecimento, até longas caminhadas sob altas temperaturas, em áreas hóstias. Não raramente, essas pessoas sequer chegam perto da localidade almejada."


 
Sobreira_wagner escreveu:       É necessária uma intervenção dos países mais ricos juntamente com a ONU, para por fim nessa crise que parece que não tem fim, com uma intervenção militar severa e com uma politica de reconstrução das áreas destruídas para devolver ao povo seu lugar de direito. A  injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar”. Martin Luther King.

- Seria interessante que, antes de concluir, fizesse um tópico falando da ONU e sobre a sua atuação, e não apenas a mencionasse na conclusão. Aliás, seria interessante que a citasse na própria introdução.
- Sua conclusão deve terminar, preferencialmente com uma conjunção conclusiva (portanto, desta forma, por isso, diante disso etc.), seguido de "observa-se, mostra-se, .".
- Evite conclusões utópicas, dando preferência às conclusões que seja mais realistas. Por exemplo: " Diante do exposto, mostra-se importante que a ONU intervenha no oriente médio com o escopo de reduzir a emigração, o que poderia ser feito por meio de um política de reconstrução de áreas destruídas, bem como através da tentativa de composição entre as partes conflitantes".


Vou reiterar algumas dicas simples:
- Sua introdução deve trazer três argumentos, que devem ser abordados cada um em um tópico do desenvolvimento.
- Procure fazer parágrafos com número semelhante de linhas e evite parágrafos muito longos.
- Utilize vírgulas e, especialmente, o ponto final.
- Leia o seu texto quantas vezes julgar necessário.
- De uma estudada nos conectivos e os utilize, pois dão uma nova cara o texto.
Espero ter ajudado. : )
avatar
CamilaFran

Mensagens : 26
Pontos : 26
Data de inscrição : 25/02/2015
Idade : 24
Localização : Londrina

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum