A ética na polícia militar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A ética na polícia militar

Mensagem  solrac em Dom Ago 27, 2017 10:01 pm

Toda instituição para se tornar sólida, precisa pautar suas ações sob o olhar da ética. A instituição polícia Militar não é diferente, pois como responsável pela preservação da ordem pública deve preservar esse princípio hodiernamente.
Malgrado a Polícia Militar tenha um código de ética, pouco é colocado em prática, ou seja, pouco é usado dentro da instituição. Além disso, nos centros de formação, quando inseridos na carreira militar, esses soldados são treinados para uma guerra, e, na verdade, vão estar lidando com cidadãos na ruas.
Como serviço imprescindível para a sociedade, a instituição Polícia Militar deve prezar pela legalidade em detrimento da arbitrariedade. O que se busca, não é aquele policial descrito na obra do escritor cubano Leonardo Pandura, isto é, “aquele policial que não distribui gentilezas, mas apenas recolhe a merda”. Todavia o que se busca, é aquele profissional comprometido com os valores éticos da instituição.
Diante do exposto, urge, portanto, a necessidade de uma instituição e de profissionais que respeitem a ética, sobretudo no trato com os cidadãos. Ademais, quando os valores éticos são respeitados, todos ganham, isto é, a instituição que ganha credibilidade da sociedade, e a própria sociedade que pode confiar sua segurança nesses profissionais.

solrac

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 27/08/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum