TEMA: Suicídio e depressão entre os jovens brasileiros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Suicídio e depressão entre os jovens brasileiros

Mensagem  dudasnb em Sab Set 16, 2017 2:17 pm

A sociedade brasileira convive com um problema grave, porém pouco debatido: a depressão. Trata-se de uma doença silenciosa que afeta profundamente a saúde do indivíduo acometido. A exposição ao “bullying” e à ansiedade causada pela modernidade acentua o distúrbio na população jovem, que por desconhecimento ou medo, não procura auxílio médico.

A grande repercussão do jogo Baleia Azul demonstra como a depressão juvenil pode ter um desfecho trágico. Surgido na Rússia, o jogo consiste no cumprimento de cinquenta desafios propostos anonimamente pela internet, entre eles a automutilação e, ao final, o suicídio. O “bullying” praticado nas escolas está diretamente ligado ao problema, pois afeta a autoestima das crianças e adolescentes alvos dos ataques. Essa prática, entretanto, ainda é vista por muitos apenas como brincadeira que sempre se fez presente no ambiente escolar. Assim, o jovem internaliza a situação, e quando conhece o jogo, ganha a coragem necessária para tirar sua vida.

Se o “bullying” é uma prática antiga e ainda persiste na sociedade, a modernidade trouxe novas adversidades. Segundo Zygmunt Bauman, “na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte”. A referida invisibilidade é aquela por qual passam os jovens que não se destacam nas redes sociais. Esses veem a vida feliz e bem sucedida de personalidades na internet, e quando não conseguem o mesmo, desenvolvem quadros de angústia e depressão. O ambiente virtual, que pode ser espaço para discussão do problema, transforma-se no agente causador.

Para prevenir o problema, o Ministério da Saúde deve formar parceria com os Centros de Valorização da Vida, ampliando a ação dos voluntários que oferecem apoio emocional. As escolas devem promover debates sobre o “bullying” e possuir profissional qualificado para escutar as queixas dos alunos. Para tratamento do problema, cabe aos legisladores instituir leis que facilitem o acesso da população a psicólogos e outros profissionais da saúde.

dudasnb

Mensagens : 5
Pontos : 15
Data de inscrição : 20/08/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum