tema: a persistencia da violenncia contra os povos indigenas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

tema: a persistencia da violenncia contra os povos indigenas

Mensagem  natalydandara em Qua Set 27, 2017 4:05 pm

É possível observar que os índios que residem no Brasil, vivem atualmente em uma situação de confinamento. Reservados em lugares pequenos, sofrendo constantemente os avanços dos mineradores e madeireiros da região. Aja visto que estes povos não possuem mais do mesmo artificio de antes, para executar suas práticas de subsistências.
         Segundo o artigo 231 da constituição de 1988, é direito do índio, a livre pratica de religião, cultura, língua e organização social. Assim como também está previsto na lei, o direito ordinário a terra, sendo função da união demarca-las. No entanto convém dizer que estes direitos não veem sendo respeitados, de tal forma que, a violência que estes povos sofrem muitas vezes leva a morte, a escravidão e a violência sexual e o principal a violência dos seus direitos.
         Caberia ao estado garantir o cumprimento da lei. Mas o que se observa é que, desde de quando, a constituição com a referida lei foi criada, a demarcação de terras foi caindo, assim como a força do órgão de proteção ao índio, FUNAI. Atualmente governos com bancadas ruralistas votam a favor dos seus interesses, deixando estes povos a mercê de sua situação, como o que ocorre no bairro do Jatai, em São Paulo, em que a uma comunidade indígena que vive sem saneamento básico, sem empregos e a sua sobrevivência se dá através do bolsa família e do artesanato que produzem.
         Portanto, para que esse problema seja resolvido, é preciso criar leis que sejam tratadas com seriedade pelo poder público, para que madeireiros e mineradores não saiam impunes das atrocidades que cometem. Assim como a agilidade no processo, de demarcação de terras indígenas, através do órgão da FUNAI, que elegeria não só um, mas diversos geólogos para fazerem o reconhecimento da área e assim pode haver a homologação e demarcação física das áreas protegidas. Desta maneira estaríamos tratando o índio como o verdadeiro cidadão que a lei reconhece e garantindo a proteção desses povos.

natalydandara

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 27/09/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum