Consumo sem limites.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Consumo sem limites.

Mensagem  Sobreira_wagner em Sex Out 13, 2017 10:48 am

O fim da guerra fria com a vitória americana fez o capitalismo se massificar em todo mundo, salvo pequenas exceções. Com isso o consumo de bens em grandes escalas pela população mundial se tornou o alicerce econômico das nações. Em seu livro “ O capital ”, Karl Marx relata que o consumo e o apego pelos bens materiais ganharam tamanha importância a ponto de valer mais que a vida humana. O consumidor brasileiro encontra-se em uma situação de consumo elevado, não que seja ruim, porém sem o controle acabam comprando coisas desnecessárias sem se preocupar com o meio ambiente e com o futuro da nação já que a maioria são bens não renováveis.
No filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom”, o autor por meio de sua personagem principal satiriza o consumismo exacerbado de uma jovem que não resiste a uma vitrine, ela acaba comprando tudo que se encontra nas lojas , sem mesmo possui uma real necessidade que justifica a sua aquisição. Realidade muito parecida com a da população brasileira economicamente ativa, cada vez mais impulsionada por desejos imediatistas consomem e aumentam estatísticas como um dos povos mais consumistas do mundo.
É preciso ligar a luz de alerta, pois a situação é altamente periclitante. O consumo sem controle acarreta em grandes impactos ambientais, tendo em consideração que o planeta não aguantará essa grande quantidade de exploração dos seus recursos e as futuras gerações serão as maiores prejudicadas. Onde 25% dos recursos existentes já foram consumidos.
Portanto se faz mister a conscientização da população das consequências do consumo sem controle. Os governantes devem incentivar por meio de propagandas nas grandes mídias o consumo consciente. O ministério da educação deve introduzir a disciplina de economia domesticam na grade curricular do ensino brasileiro, capacitando os professores realizando escola de aperfeiçoamento com economistas. O governo tem que oferecer também tratamento na rede de saúde publica para os consumidores compulsivos. Diante dessas medidas o resultado a médio longo prazo será favorável a todos.
avatar
Sobreira_wagner

Mensagens : 7
Pontos : 19
Data de inscrição : 26/07/2017
Idade : 26
Localização : Recife

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum