Redação do Enem 2011

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Redação do Enem 2011

Mensagem  Maria Albano em Dom Out 23, 2011 8:47 pm

Tema: Viver em rede no século XXI: os limites entre público e privado.

Título: Vida privada em rede pública
No século XXI, tornou-se complicado discorrer a respeito do que é publico ou privado. Com o avanço da internet, os limites entre esse e aquele diminuiram. Ao acessar a rede é possivel encontrar ou publicar informações que, antes do aprimoramento virtual, eram restritas.
Qualquer pessoa, sobretudo aquelas ligadas à mídia, corre o risco de ter suas particularidades expostas na internet. A modelo Daniella Cicarelli, por exemplo, conseguiu com que o site YouTube saísse do ar por algumas horas - em tentativa judicial de extinguí-lo - após encontrar um vídeo no qual aparecia mantendo relação sexual com o namorado em uma praia. O vídeo havia sido copiado e postado por vários usuários.
Atualmente, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que o acesso à rede é um direito fundamental ao ser humano. Com o crescente número de internautas, limitar o que é público do que é privado será dificuldado. Isso se deve ao fato de as pessoas, por estarem sozinhas diante de um computador, se esquecerem que publicar é, não mais que óbvio, tornar público. Assim, podem sofrer consequências como sequestros ou assaltos - ao apresentarem informações pessoais sobre sua vida "privada" - ou processos judiciais - ao expor outra pessoa sem a autorização dessa.
Para que os limites entre público e privado não sejam quebrados com o uso indiscriminado da internet, é necessária a fiscalizão de postagens na rede, em caso de uso de imagens sem autorização, por exemplo. É viável, também, que as redes sociais não induzam o internauta a postar informações pessoais, como a cidade onde mora e atividades que realiza.

Maria Albano

Mensagens : 3
Pontos : 7
Data de inscrição : 26/07/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum