correção de redação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

correção de redação

Mensagem  Fernanda Macaé em Ter Nov 13, 2012 12:23 am

Olá vou prestar concurso para o TRT Rio e estou fazendo redações dos temas já pedidos pela banca FCC. Essa redação é do TRT 9ª Região, ano 2010.
Tema: Quem julga sem equilibrar lucidez e sensibilidade não alcança a justiça.
Redija uma dissertação em que você se posicionará, de modo claro e coerente, diante do tema.

Segue minha redação, para as devidas correções e comentários.

A justiça quando alcançada é algo que conforta, traz alívio e alento aos corações que a desejaram.
Mas o que é justo para uns não é para outros. O critério que o julgador utiliza nem sempre poderá ser igual, visto que ao julgar não se pode somente considerar os fatos friamente analisados, ou pautado somente na letra da lei. O bom julgador analisa, avalia, pesa considerando o momento, a realidade, os fatos, sentimentos e desejos daqueles que buscam a justiça.
A nobre tarefa não é fácil, uma vez que exige conhecimento e sensibilidade por parte de quem julga, além de imparcialidade e outros requisitos essenciais ao bom julgamento.
Quando se julga utilizando somente a razão, se generaliza, faz com que todos sejam "iguais", desprezando o social, a vivência e os motivos de cada um em um dado momento.
Por outro lado quando o julgador norteia seu julgamento alicerçado somente na emoção, na sensibilidade, incorre no risco de se guiar somente pelas razões pessoais, íntimas de cada parte envolvida o que fatalmente o levará a um julgado que não atenderá o fim principal que é a busca da justiça.
Sendo assim, me baseio no sentido de que julgar é um ato complexo que exige do julgador o uso balanceado da razão, associado a emoção e ao sentimento. Desempenhar bem esse encargo é virtude de poucos, o que ocasiona muitas vezes a sensação de injustiça, que leva a revolta e a outros desprazeres que vão de encontro ao sonhado pela justiça, por isso a verdadeira justiça que gera a paz, requer o equilíbrio entre a razão e a emoção.

Aguardo retorno.
Obrigada.

Fernanda Macaé

Mensagens: 1
Pontos: 3
Data de inscrição: 12/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum